
As duplicatas escriturais representam uma inovação significativa no mercado financeiro, trazendo benefícios tanto para empresas quanto para instituições financeiras. …
FIDC é a sigla de fundo de investimento em direitos creditórios. São fundos ou veículos de investimento que atuam comprando direitos creditórios oriundos de contas a receber de empresas. Por exemplo, uma empresa que realize vendas a prazo pode vender estes seus direitos creditórios futuros (cheques, duplicatas, vendas parceladas no cartão de crédito) para um FIDC recebendo do fundo os valores à vista mediante a cobrança de uma taxa de desconto. Os FIDCs se tornam, assim, uma forma de financiamento de capital de giro dessas empresas. Por suas operações serem isentas de IOF e de taxas de serviço acabam sendo uma opção de crédito muitas vezes mais barata do que as operações de financiamento tradicionais com bancos de varejo.
As duplicatas escriturais representam uma inovação significativa no mercado financeiro, trazendo benefícios tanto para empresas quanto para instituições financeiras. …
A antecipação de vendas é uma estratégia financeira cada vez mais utilizada para otimizar o fluxo de caixa e garantir…
Entenda o que são as duplicatas a receber, se são consideradas um ativo ou passivo e como calcular seu valor.
Você sabe o que é factoring ou fomento mercantil? Trata-se de uma operação financeira que visa alavancar o crescimento de…
No mundo da contabilidade, o tratamento correto das operações financeiras é essencial para garantir uma gestão eficiente e uma tomada…
As empresas de factoring desempenham um papel fundamental no cenário financeiro, especialmente para pequenas e médias empresas que buscam otimizar…